Poeta da baixada santista e idealizadora do coletivo literário DECLAMA! lançará livro autoral pela editora Patuá na Feira Literária de Paraty
O livro “poemas apressados de uma longa viagem” que tira a gravata da literatura tradicional e apresenta uma história contínua, sem capítulos, foi um dos selecionados da chamada de originais para serem lançados na Casa Gueto na FLIP.
Idealizadora do movimento independente DECLAMA! (@declamamulher) que atua na capital de São Paulo e na Baixada Santista fomentando diversos artistas, Bárbara Zarif foi uma das selecionadas para ter seu livro de poesia autoral publicado pela Editora Patuá. Ele se chama “poemas apressados de uma longa viagem” e inova ao colocar todos os textos de maneira interligada por devaneios feitos durante uma viagem de ônibus. Além disso, a escritora também optou por não usar letra com caixa alta mesmo após o ponto final, porque segundo ela, em suas redes sociais, “é assim que nosso fluxo de pensamento funciona, com caixa baixa e num raciocínio direto, sem pausas”. O livro tira a gravata da literatura tradicional e apresenta uma história contínua, sem capítulos.
A orelha da obra foi escrita por Aline Cardoso, editora da Triluna e mestre em linguística. Aline afirma que “poemas apressados de uma longa viagem” é feito de uma iniciativa necessária porque sempre foi negado o espaço das mulheres na literatura, e é preciso que nos articulemos em rede, fundemos coletivos e escrevamos com o nome na capa.
“Aqui, há espaço para gritar à meia-noite que: nós vivemos menos do que uma sacola plástica e, por isso mesmo, tudo é urgente! Ser mulher num mundo que dia sim e dia também tenta nos apagar torna mais do que necessário o ímpeto de fundar coletivos, de publicar um livro, de articular saraus, afinal, “O que vemos quando os corpos se reúnem em assembleia nas ruas, praças ou em outros locais públicos é o exercício — que se pode chamar de performativo — do direito de aparecer, uma demanda corporal por um conjunto de vidas mais vivíveis”, Judith Butler. Então, se achegue, caro leitor… o ônibus vai partir agora, porque você acabou de chegar.”” – Aline Cardoso
A convocação de originais feita pela editora Patuá tinha como objetivo viabilizar o lançamento de livros escritos por autores contemporâneos na Feira Literária de Paraty e recebeu mais de mil inscritos. A Casa Gueto é uma iniciativa de várias editoras independentes que têm um objetivo em comum: levar a bibliodiversidade para a FLIP. A campanha de financiamento para colocar o espaço de pé ainda está acontecendo e segundo os organizadores do local “Se, de algum modo, a imensa maioria das escritoras e escritores do país continua em espécies de guetos, afastados do acesso ao grande público, das livrarias, da mídia, por outro, desses guetos é que buscamos ou podemos ver, construir e refletir sobre nossos mundos. Queremos ocupar com nossos livros e literatura todos os espaços, as ruas, os bares, as redes sociais, as livrarias e as pequenas ou grandes festas e feiras literárias pelo país.”
Para adquirir seu original basta chamar a autora no Instagram (@barbarazarif), comprar no site da editora
https://www.editorapatua.com.br/poemas-apressados-de-uma-longa-viagem-poemas-de-bar bara-zarif/
Sinopse do livro:
poemas apressados de uma longa viagem é um livro que une poemas por meio de pensamentos efêmeros de quem observa a estrada e o céu através da janela do ônibus. a viagem é a vida e a todo momento o livro nos lembra que nada é mais apressado do que o próprio tempo. sobre sentimentos, os poemas são organizados sistematicamente da mesma
forma que organizamos em nossa cabeça: sem forma. mesclando prosa poética e poesia em si, Bárbara Zarif nos convida a embarcar com ela nessa viagem só de ida. misturando o presente, o passado e o futuro, o livro em caixa baixa faz com que a grandeza da mente do poeta se perca nela mesma. e depois se ache. e depois se perca de novo. não se apegue ao GPS, e embarque nessa leitura como quem está prestes a ficar com a bagagem cheia de histórias.