Notícia de capa do Jornal do Amanhã: “O presidente da república toma posse na nova capital do país, João Pessoa na Paraíba.”
Vou começar sendo bem claro com meus objetivos neste texto. Vou defender que João Pessoa seja a capital do Brasil. Aqui vão meus argumentos.
Primeiro é preciso explicar. O método que vou usar para convencê-lo é simples. Vou comparar cada uma das vantagens e virtudes apresentadas por cada cidade. E ao final, tenho certeza, o leitor me acompanhará na empreitada de tornar João Pessoa a capital do país.
Se economicamente Brasília tem no serviço público e instituições financeiras o centro de sua economia, João Pessoa também tem parte da sua economia baseada no serviço público. O setor de serviços em João Pessoa contribui para uma maior arrecadação do estado. Nesse sentido, as duas candidatas são bem próximas.
Se Brasília foi planejada e construída do zero, a partir da necessidade de seus governantes, ao longo dos seus mais de 50 anos, João Pessoa cresceu a partir das necessidades de seus habitantes, ao longo de seus mais de 400 anos.
Se Brasília tem seus parques nacionais, monumentos históricos e culturais, João Pessoa tem sua orla belíssima e aconchegante, com praias de águas cristalinas e coqueirais.
Mas você poderia alegar que Brasília tem Niemeyer na arquitetura da cidade. Nós também temos. Temos Niemeyer através da arquitetura da nossa Estação Ciência no bairro do Cabo Branco.
Se João Pessoa tem gente bronzeada que caminha na orla e ouve Jackson do Pandeiro, Brasília tem diplomatas, cheios de interesses comerciais e acordos bilaterais.
João Pessoa tem Ariano Suassuna e José Lins do Rego, além de inúmeros outros escritores responsáveis por moldar a cultura nordestina. Brasília tem um imortal que já está na cidade há tanto tempo que é como se tivesse nascido por lá.
Se João Pessoa recebe os primeiros raios de sol das Américas, Brasília recebe os primeiros senadores e deputados federais, a cada novo ciclo eleitoral.
Se João Pessoa tem gente de todo lugar do país, que descobre a cidade, vem passar dois meses e acabam ficando vinte anos, Brasília tem gente de todo lugar do mundo, que vem a negócios e política, devendo ficar quatro anos, mas acabam ficando a vida toda.
Mas preciso dizer que João Pessoa teve seus momentos difíceis com escândalos de corrupção e desigualdade social, nesse sentido João Pessoa não perde para Brasília, nem Brasília para João Pessoa.
Pensando bem, melhor deixar como está. Vou falar com o editor do Jornal do Amanhã para suspender a edição e vir comigo ao litoral sul, comer um rubacão e um peixe frito, sentir o cheiro da brisa do mar olhando gente bronzeada dos primeiros raios de sol das Américas.

Nascido em João Pessoa na Paraíba. Professor, cronista e contista. Doutor em Ciência da Computação. Apaixonado pela escrita e pela capacidade de criar mundos e conduzir pessoas a esses mundos através das minhas histórias. Sempre em movimento.
6 respostas em “A Capital do Brasil”
Parabéns Jefferson, excelente texto. Abraços
Obrigado Antônio. Grato demais pelo feedback.
Parabéns!
Que bom ter um cronista paraibano nos representando e nos apresentando para o mundo!
Olá Giovanna, essa é a ideia. Que todos possam conhecer as maravilhas da nossa terra. =D
Show de bola seu texto.
Obrigado por ter tirado um tempo pra ler a minha crônica =D.