Categorias
Livro Poesia

Cataclísmica

Cataclísmica – 100 Poemínimos e hum Manifesto é o mais recente volume de poemas de Tchello d’Barros. Essa coleção de textos breves dialoga com os livros anteriores do autor, mantendo a experimentação formal como farol. O autor traz a lume uma série de nanopoemas, também chamados de poemínimos, em uma tônica que transita entre o rigor formal na montagem dos versos e instigantes combinações sonoras e visuais nos jogos de palavras.

Tchello d’Barros lança seu livro de poemas “Cataclísmica”, pela Desconcertos Editora.

Cataclísmica – 100 Poemínimos e hum Manifesto é o mais recente volume de poemas de Tchello d’Barros. Essa coleção de textos breves dialoga com os livros anteriores do autor, mantendo a experimentação formal como farol. O autor traz a lume uma série de nanopoemas, também chamados de poemínimos, em uma tônica que transita entre o rigor formal na montagem dos versos e instigantes combinações sonoras e visuais nos jogos de palavras. O arco temático fala sobre relações humanas, vida em sociedade, aspectos inusitados do cotidiano, mas também (não sem algumas ironias) sobre amor, sexo, fé, política e até mesmo alguma metalinguagem poética de ocasião. São quatro capítulos: Dantes, Devir, Porvir e Hodierno, cada um reunindo textos que se aproximam seja pela forma, seja pelo conteúdo. Além disso, há um bônus no livro, uma prosa poética: o manifesto Ode à Pindorama Contemporânea, texto iniciado em guardanapos na cafeteria do Theatro Municipal de São Paulo, no âmbito das comemorações do centenário da Semana de 22. A obra reúne poemas de diferentes fases da carreira de Tchello d’Barros, que já conta com 3 décadas de atividades no cenário nacional e internacional, com 10 obras solo publicadas e textos em mais de 100 antologias e livros didáticos. Cataclísmica chega para somar no catálogo da Desconcertos Editora (SP), conhecido por valorizar a produção poética contemporânea no Brasil.

Excertos da Crítica

O jornalista e professor universitário paulistano Franklin Valverde considera no prefácio da obra que ‘‘Tchello d’Barros, entre os poetas brasileiros, é um dos que melhor entendeu todas as possibilidades que as redes oferecem, brindando a todos e a todas com sua qualificada produção poética. Agora, com a publicação deste Cataclísmica, temos a oportunidade de nos deleitarmos com uma parte de sua criação poética reunida neste volume.’’ Já a Drª. Urda Alice Klueger, romancista e membra da Academia Catarinense de Letras, aponta na orelha da obra o aspecto nomadista do autor-viajante, contando que “…vi crescer a preocupação de Tchello d’Barros com o que se passava em nosso país, em nossa América dita Latina, no mundo. Ensaiou ele, então, as suas primeiras viagens, primeiro para os outros lados do grande Mar-Oceano (…) quando menos se esperava, estava por aqui outra vez, agitando o coreto, com algum livro novo, alguma nova exposição. Pouca gente, que eu conheça, é capaz de tal busca, de tal preocupação em ver e sentir”. Já os aspectos mais teóricos da obra são abordados pelo Prof. Dr. José Endoença Martins, ao iniciar seu posfácio questionando: “Onde se encaixa a poesia de Tchello d’Barros na literatura poética atual? A centralidade que o olhar ocupa nos versos do autor são geradores de visões sonoras e revisões amorosas nos jogos verbais que articulam, onde a poesia é tomada pela palavra que olha e, no olhar, se reinventa, jogando-se contra si mesma. Os jogos verbais se revelam no relevo dos jogos amorosos com os quais Tchello edifica o conjunto dos versos e poemas de Cataclísmica. Tais jogos sonoros redimensionam as nuances poéticas do olhar.”

Poemínimos

universos paralelos

:

uni versos para lê-los
Sobre a corda bamba
Sem olhar pro lado
Pois queda é dano
Num lado o profano
No outro o sagrado


O Autor

Tchello d’Barros atua há três décadas nas linguagens artísticas da Literatura, Artes Visuais, Teatro e Audiovisual, no Brasil e Exterior. Nascido em Brunópolis (SC) em 1967, morou em 15 cidades, realizou atividades culturais em todos os Estados do Brasil, deambulou por 20 países, produzindo o conjunto de sua obra a partir de Blumenau, Maceió, Belém e Rio de Janeiro, onde está radicado desde 2013. Atua profissionalmente com produção cultural, roteiros p/ audiovisual e curadorias/editorias independentes, ministrando também palestras e oficinas literárias em eventos e instituições culturais.

Compre no site da editora: https://desconcertoseditora.com.br/produto/cataclismica/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *