Categorias
sobre escrita

Onde estão os escritores brasileiros?

A escritora Lais Lacet fez essa pesquisa independente entre as principais agências do momento. Embora seja um pequeno recorte, são dados importantes que mostram o que os escritores do norte, nordeste e centro-oeste falam bastante nas redes: eles não têm o mesmo espaço e as mesmas oportunidades.

Para mudar isso, o primeiro passo é reconhecermos o problema, por isso eu achei essa pesquisa tão importante e por isso reproduzimos ela aqui com a autorização da Lais.


Já pensou de quais partes do Brasil são os escritores nacionais da sua estante?

Inspirada na @dayescreve, fiz um levantamento a partir de cada região. Comecei o recorte pelas agências, já que são porta para grandes editoras.

Foram 6 agências selecionadas: Increasy, Três Pontos, Magh, Página 7, Authoria e Riff. O critério da escolha foi buscar agências que estejam em voga no momento.Também busquei a Roman Lit, mas o site estava indisponível quando realizei o levantamento (nov/21).

Distribuição das Agências

Através de pesquisa por CNPJ, foi verificado onde cada Agência está registrada. Todas as 6 agências são da região Sul e Sudeste do país, sendo apenas 1 fora do eixo Rio-São Paulo.

Ao todo, foram 320 autores* pesquisados.

Analisei as biografias fornecidas pelos próprios autores nos sites das agências. Caso não houvesse a informação disponível, parti para pesquisas em perfis auxiliares (redes sociais, entrevistas, páginas em outros sites, entre outros).

Análise – Increasy:

Dos 73 autores agenciados de acordo com o site, 44 são do Sudeste, 15 do Sul, 4 do Nordeste. 3 moram ou são do exterior. Não há menção de autores do Norte ou do Centro-Oeste. A informação de 7 autores não foi obtida.

Análise – Página 7:

Dos 10 autores agenciados de acordo com o site, 5 são do Sudeste, 4 do Sul e apenas 1 do Nordeste. Não há menção de autores do Norte ou do Centro-Oeste.

Análise – Magh

De um total de 20 autores agenciados de acordo com as informações levantadas, 12 são do Sudeste, 3 do Sul e apenas 1 do Nordeste e 1 do Centro-Oeste. Não há autores do Norte, 1 agenciado reside no exterior e 1 não encontrei informações.

Análise – Três Pontos

De um total de 15 autores agenciados de acordo com as informações levantadas, 10 são do Sudeste, 1 do Sul, 2 do Nordeste e 2 do Norte. Não há autores do Centro-Oeste.

Análise – Authoria

De um total de 53 autores agenciados, 38 são do Sudeste, 6 do Sul, 3 do Nordeste e 2 do Centro-Oeste. Não há autores agenciados do Norte do país, 1 autor reside no exterior e 3 não encontrei informações precisas.

Análise – Riff (apenas autores vivos)

De um total de 149 autores agenciados, 107 são do Sudeste, 23 do Sul, 7 do Nordeste, 1 do Norte e 1 do Centro-Oeste. Moram ou são do exterior 9 autores, enquanto apenas 1 autor não encontrei informações precisas.

Análise – Riff (todos os autores)

Considerando todos os autores da Riff, o número de autores do Nordeste praticamente duplica e também há mais um autor do Centro-Oeste.

São nomes como Ariano Suassuna, Raquel de Queiroz, João Cabral de Melo Neto. Ainda assim, no total total de 176 autores, 121 são do Sudeste, 28 do Sul, 13 do Nordeste e 2 do Centro-Oeste e 1 do Norte. Moram ou são do exterior 10 autores, enquanto apenas 1 autor não há informações precisas.

Resultados Totais

Por fim, dos 320 pesquisados no total, mais da metade são do Sudeste (217 autores) a região sul fica em segundo com 52 autores, seguido pelo Nordeste com 19, Centro-Oeste com 4 e Norte com 3 autores. Moram ou são do exterior 13 autores. A informação de 12 autores não foi obtida.

Traçando um comparativo com o gráfico da distribuição da população brasileira por região, dá pra notar que as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste somam 43,7% da população, uma fatia muito acima dos 8,4% do gráfico anterior.

Também é digno mencionar que ao distribuir por estado, temos o destaque para três estados do Sudeste: São Paulo, com 97 autores, Rio de Janeiro, com 90 e Minas Gerais com 27. Em quarto e quinto lugar, estão dois estados do Sul: RS e SC, com 25 e 15 autores, respectivamente.

A título de comparação, o estado de Pernambuco, o primeiro fora do Sul-Sudeste, possui 8 autores. Um número menor que o de autores que vivem ou são do exterior: 9.

Concluindo: esse fio e pesquisa foram feitos para confirmar algo que, como autora nordestina, eu já desconfiava. A gente fala que as oportunidades não são nossas, mas até ver os dados, parece que é gritar pra o vazio.

Diversidade regional também precisa ser discutida!


Lais Lacet é parahybana. escritora, designer quase formada, cartógrafa de locais fictícios. Você pode encontrar ela no twitter @lais_lacet e no instagram @_laisdesena

Se você gosta de poesia e fantasia, conheça os livros da Lais na Amazon, clicando nas capas abaixo:


E se você tem ideias de ações que ajudem a dar mais visibilidade para autores de outros estados, sugere aqui. E fica o convite para você comentar indicando escritores do norte, nordeste e centro-oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *