Categorias
resenha sobre escrita

Livros que indicamos

Se tem uma coisa na qual eu acredito é que temos muitos bons escritores brasileiros contemporâneos. E como nossa ideia aqui é fortalecer a todos, não podia faltar um post indicando bons livros que nossos colaboradores andaram lendo.

Tem indicações para todos os gostos

Indicação do Guilherme Formicki

Encontro você no oitavo round , Caê Guimarães

Em Encontro você no oitavo round, ganhador do Prêmio Sesc de Literatura de 2020, o capixaba Caê Guimarães descreve o conflito de Cris Amoroso, um pugilista em fim de carreira e também um escritor reprimido. Ele deve decidir entre vender sua derrota no seu último combate enquanto boxeador ou lutar até o fim pela vitória e pela sua dignidade profissional. Encontro você no oitavo round é escrito em uma prosa reflexiva e que muitas vezes beira a poesia. Nesse romance, o leitor é levado a sentir as dores e angústias de Cris, tão reais e tão humanas. Vale a leitura.

https://amzn.to/38l4eeC


Indicações da Regiane Folter

Quando sentir, escreva, Gabriela Araújo

O livro traz uma série de reflexões sobre distintos momentos da vida da autora e como a escrita a ajudou a lidar com as coisas boas e más que viveu. Embora seja um livro que retrata experiências próprias da escritora, é muito fácil de se identificar com suas dificuldades, dúvidas e medos, e em muitas ocasiões me senti totalmente representada pelo que estava lendo. Esse ebook é uma coletânea de poemas e textinhos curtos o que, em conjunto com a escrita cativante da Gabriela, faz com que seja uma obra de leitura fácil e rápida.

https://amzn.to/2Wu2Hxy


Ninguém morre sem ser anunciado, Paula Gomes Essa

Uma leitura que te descoloca. Embora seja um livro de ficção, essa história representa muito bem o caos e a imprevisibilidade que guia os pensamentos e vidas dos seres humanos. Os personagens me fizeram rir e também refletir sobre o que nos leva a tomar certas decisões, razões que vão desde motivos mega importantes a coisas completamente banais. É um livro humano, simples e complexo como nós somos, com surpresas que vão desde a primeira página até o final. Adoro esse estilo de escrita que a autora tem e é tão dela! Já sou fã!  

https://amzn.to/3nz0cpt


Indicações da Yvonne Miller

Becos da Memória, Conceição Evaristo

Nesse romance, a autora nos leva pelos becos de uma favela em processo de despejo, nos anos 60. Num estilo fragmentado e poético, ela narra as memórias, as lutas diárias e alegrias dos moradores, seus mais diversos personagens. Difícil largar esse livro, difícil não enxergar na narração um espelho da sociedade brasileira atual. Um livro que impacta e uma leitura absolutamente necessária.

https://amzn.to/3p3tHAb


O primeiro parágrafo das memórias de um louco, Thiago Noronha

O primeiro livro do escritor cearense Thiago Noronha reúne contos e crônicas capazes de nos fazer gargalhar, sonhar, querer mais. Através da sua narrativa meio cômica, meio surreal, sempre engenhosa e com uma pitada de críticas sociais, viajamos com ele à Praia dos Gato-cão (invento típico do Thiago!), participamos do 103° encontro galáctico do Braço de Órion, revisitamos suas memórias do colégio das freiras, velhas paixões e a infância no Ceará.  Até descobrimos, finalmente, qual é o grande problema da espécie humana. Mas não vou dar spoiler… 

https://amzn.to/34rYxul


Indicação da Caroline Rodrigues

Lauren, Irka Barrios

Minha indicação é Lauren, da Irka Barrios. Eu indico porque eu não sou muito fã de literatura de terror e mesmo assim fiquei grudada no livro. além disso, ele trata de temas do universo feminino que eu considero muito importantes. Temas como aceitação física e a mania de rotular mulheres quando elas não se encaixam nos padrões aceitáveis da sociedade.

https://amzn.to/3anpyTs


Minha indicação

Ainda que a terra se abra, R.Tavares

Confesso que já era para ter escrito uma resenha lá por maio quando li, mas o texto do Tavares, por mais que seja leve e tranquilo de ler tinha temas que mexeram bastante comigo. Família , raízes, retorno à casa, essa sensação de pertencimento, ou não. Do interior do Rio Grande do Sul, onde a história se passa, o autor aborda questões universais.

https://amzn.to/3rd3yk6


Esperamos que você encontre um, ou mais livros, para este final de ano. Boas leituras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *