Categorias
crônica notícia

O reflexo da hipocrisia

Ontem não se falava de outra coisa. Era aqui, julgamento ali, pessoas irritadas com o sistema. Muitos assistiam tudo e começavam a pegar ódio, nojo da situação. Pensavam na mãe, na irmã, na melhor amiga, pensavam que poderia ter sido elas.

“Esse país é uma vergonha. Onde já se viu deixar um cara desses a solta?”

As pessoas pegavam as postagens e começavam a compartilhar com os amigos, com os familiares, com todo mundo que visse pela frente. Queriam um mundo com mais respeito pelas mulheres. Queriam um mundo mais seguro para todos. Eram pessoas corretas, cidadãos de bem, que não admitiam injustiças e violências.

Não muito tempo depois disso, esses mesmos bons samaritanos se encontram com seus amigos em um bar. Estão comemorando algo sem sentido e ficando cara vez mais bêbados. O assunto do estupro surge na mesa e todos se compareceram da causa. Não podiam admitir algo assim.

“Se a gente vê um louco desses fazendo isso, a gente quebra ele a pau”

Conversa vem, conversa vai. Eles posam de defensores da moral e da segurança da mulher. Porém, basta aparecer uma jovem garçonete ou apenas uma moça caminhando pela calçada, usando uma roupa que revele um pouco suas pernas ou um decote mais acentuado e pronto: as máscaras caem. Alguém aproveita pra meter a mão na bunda da moça, que ignora o ocorrido e vai embora. Um outro aproveita pra assoviar e soltar comentários grosseiros sobre a segunda que se encolhe envergonhada e com medo.

Eles todos riem. Acham tudo bem divertido, afinal, é apenas uma brincadeira e um elogio. Não tem nada demais. E, além disso:

“Ela tá pedindo”

Essa é a sociedade que nos cerca. Uma sociedade que prega tanto e faz tão pouco. Uma sociedade que apenas fica satisfeita em fazer um bom discurso nas redes sociais ao invés de começar a rever as próprias atitudes.

E nesse círculo vicioso em que nada muda, teremos mais Joanas, Marianas, Vivianes, Marias, aparecendo nos jornais e na televisão. Mais vozes sendo caladas. Mais corpos sendo violados.

5 respostas em “O reflexo da hipocrisia”

A moral está sempre de mãos dadas com a consciência, quando perdemos a consciência perdemos a moral, mas isso é por uma moral de araque, que se perde ao primeiro gole de cerveja.

A moral está sempre de mãos dadas com a consciência, quando perdemos a consciência perdemos a moral, mas isso é por uma moral de araque, que se perde ao primeiro gole de cerveja.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *