Categorias
crônica

Como se pronuncia “futebol”?

Eu tinha um amiguinho que falava “futebol”. FU-TÊ-BOL. Nas aulas de educação física, ele arrasava.

Meus pais e primos sempre falaram FU-TCHI-BOL. Eu herdei essa pronúncia.

Esses dias, ouvi um jornalista esportivo falar FU-TÊ-BOL. Isso acendeu a minha dúvida: como se fala o nome desse esporte?

Dei um Google. “Como se pronuncia ‘futebol’?, eu digitei com aflição.

“Aprenda a falar futebol em inglês!” “Pronuncie ‘football’”, eu recebia de volta. Nope.

Levantei uma hipótese. Quem entende de futebol fala FU-TÊ-BOL. Como o meu amigo de escola. Como o jornalista esportivo que escutei.

Os demais, mortais, leigos, pernas-de-pau, falam FU-TCHI-BOL.

Procurei no YouTube vídeos do Galvão Bueno. Achei comentários da última rodada do Campeonato Brasileiro. “Brasileirão” para os mais íntimos.

Conversa vai, conversa vem. Nada de o narrador falar a palavra. Adianto o vídeo. Mais um pouco. Mais um pouquinho.

Eis que, numa frase solta, ele fala: “FU-TCHI-BOL”. What?

Ouço de novo. Decido buscar outros vídeos. Dessa vez, do Cléber Machado.

Mesmo procedimento. Assisto com atenção. É uma entrevista sobre a sua carreira de comentarista esportivo. Espero pacientemente.

Capto a palavra. “FU-TCHI-BOL.” Oh, dear God.

Minha teoria cai por terra. Não faz sentido. Não sei mais. Mas e se eu precisar falar “futebol” em público? Como pronuncio essa palavra subitamente tão intrigante?

Lembro do meu amiguinho de escola. Como ele jogava bola com habilidade!

EPA. É isso! Jogar bola. Nada de jogar FU-TÊ-BOL. Ou FU-TCHI-BOL. Jogar bola, isso sim.

Tranquilizo-me. Ou “me tranquilizo”? Não importa agora. O que importa é jogar boa bola. Os torcedores, fanáticos ou eventuais, agradecem.

Por Guilherme Formicki

Guilherme Formicki é escritor, arquiteto e urbanista. Desde pequeno, adora escrever. Na escola, ganhou seu primeiro concurso de redação ao escrever sobre uma nota musical presa dentro de uma flauta. Mais recentemente, sua coletânea Pranto e Outros Contos, disponível no Wattpad e na Amazon, ganhou o primeiro lugar no Concurso Diamantes Raros, segundo lugar no Concurso Fique em Casa e terceiro lugar no Concurso Literário Novos Talentos. Guilherme também publicou o conto “Eles” na revista LiteraLivre de Julho/Agosto de 2020.

Formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP) em 2016, Guilherme obteve o título de mestre em Planejamento Urbano em 2019 pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Lá, recebeu uma bolsa Lemann e ganhou o prêmio Charles Abrams pela dissertação mais comprometida com justiça social. Guilherme também trabalhou na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo (SEHAB), onde participou da urbanização de 7 favelas e auxiliou mais de 74 mil famílias entre 2014 e 2016. Guilherme atualmente concilia a sua dedicação aos estudos urbanos com a sua paixão por escrever.

4 respostas em “Como se pronuncia “futebol”?”

Gostei do texto! Me proporcionou uma boa reflexão! São tantas as coisas que fazemos ou falamos e nem percebemos as variações e nuances! Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *