Categorias
crônica sobre escrita

Canalha é aquele que pública antes de revisar!

Grande aprendizado, mas o ponto não era o final e sim, a circunferência cabal independente da cor digitada ou escrita nos últimos meses (muitos) ganhou a companhia da vírgula.

De um tempo para cá, tenho cometido alguns erros tolos nos meus textos. Pelo simples motivo, não revisar devidamente as palavras, frases e as sintaxes escritas. Gentilmente, a nossa anfitriã e editora Mariane me alertou para o fato.

Neste 2023, completo 30 anos exercendo o jornalismo e confesso que por ansiedade publicava reportagens sem a devida revisão no início do ofício. Com a deferência justa ao ato, fui excomungado em muitas redações e aprendi a ter o digno respeito que merece o leitor e a leitora. Por 20 anos pude respirar, revisar, anotar, melhorar o texto e revisado, enfim publicado.

Ponto final.

Grande aprendizado, mas o ponto não era o final e sim, a circunferência cabal independente da cor digitada ou escrita nos últimos meses (muitos) ganhou a companhia da vírgula.
E agora vamos para os “entes”: preguiçosamente, vergonhosamente, tristemente desaprendi a revisão.

O exame, a retificação, a correção, o reexame, a vistoria, a reconsideração, a inspeção, a verificação e a reformulação é tão importante quanto ao estilo, a pontuação e a criatividade de qualquer texto escrito nesta galáxia. E tenho dito!

Publicar sem revisar é a prova do meu ateísmo, da falta de fé na excelência da escrita.

No livro “O casamento”, o único romance de Nelson Rodrigues, o “Anjo Pornográfico” cravou a epígrafe: “todo canalha é magro”. Notei que perdi muito peso, este foi o primeiro sintoma.

O frasista, cartunista, humorista e jornalista Millôr Fernandes, gênio da raça, disse: “canalhas melhoram com o passar do tempo (ficam mais canalhas)”. Estou velho, o segundo sintoma.

Mas o diagnóstico derradeiro de eu ser um “canalha” é a canalhice de publicar sem revisar.

Obs: revisei o texto e repito a Regina Duarte: “Tenho Medo”, de não tê-lo revisado adequadamente.
Obs 2: apenas com o ato de revisar, confesso que me sinto menos “patife”.

4 respostas em “Canalha é aquele que pública antes de revisar!”

“Escrever é reescrever” já dizia o grande mestre Estevão Rei, parabéns pela crônica e a conscientização profissional que só vai engrandecer seus textos e maravilhar os leitores.

Segundo o grande Moacyr Scliar “escrever é reescrever”. Graciliano Ramos dizia coisas parecidas. Dad Squarisi, sempre.
Mas jogador de futebol não gosta de treino. Gosta de jogo. O escritor gosta de jogar com as palavras mais do que arrumar as palavras.

O problema não é necessariamente a revisão de nossos textos. São os benditos (ou serão malditos) prazos de entrega que atrapalha tudo mesmo.

E olha que eu ainda reviso duas vezes ou mais os textos que escrevo e mesmo assim as vezes fica uma m….

No meu blog, assumo o lado canalha em alguns posts porque não tenho muito tempo de revisar. Até sair da cachola pro post, o caminho é mais tortuoso do que as curvas de Monte Carlo.

E é isso. Praticar, praticar e praticar revisões até cansar. O preço a pagar por ser escritor e jornalista.

Até a próxima, amigo escriba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *